quarta-feira, 30 de novembro de 2011

V Congresso Internacional de Turismo com balanço positivo

A comissão organizadora do V Congresso Internacional de Turismo, que decorreu de 23 a 25 de Novembro, em Peniche, realizou ontem um balanço positivo do evento, considerando que ele vai contribuir para fortalecer o papel do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) nas redes internacionais de investigação em turismo. A continuidade do evento está já assegurada. 
“O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) viu com este Congresso reforçada a sua participação nas redes internacionais de investigação em turismo, potenciando a alta qualificação do seu corpo docente na área, e contribuindo para um melhor conhecimento deste fenómeno social e económico que é o turismo”, afirma Paulo Almeida, professor do IPL e responsável pela comissão organizadora do evento.
O congresso, que decorreu na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do IPL, em Peniche, contou com a participação de 10 oradores convidados e mais de 100 comunicações, em representação de 24 países, facto que contribui para reforçar o balanço positivo realizado pela organização. 
“O Congresso Internacional de Turismo tem vindo a afirmar-se no contexto científico internacional, quer em termos da qualidade das comunicações, quer em termos do número de participantes e de países representados”, referiu Paulo Almeida no balanço do evento. 
Em termos de conclusões, o congresso mostrou a importância do planeamento dos destinos turísticos a longo prazo, o que também depende da responsabilidade social, da salvaguarda da capacidade de carga ecológica e da consequente protecção da biodiversidade, de acordo com as intervenções dos professores Graham Miller e Graham Walters. 
Quanto à importância do evento para o país, Paulo Almeida sublinha que “o turismo é a grande indústria de futuro em Portugal, e tem primordial importância para o desenvolvimento social e económico das regiões e das populações, sendo por vezes a grande alavanca para o desenvolvimento de diversas actividades económicas”. 
Mas importante é também a ideia apresentada pelo professor Graham Busby, que apelou à ligação entre indústrias criativas, nomeadamente entre o cinema e o turismo, afirmando que “as organizações de marketing dos destinos estão cada vez mais conscientes da importância do turismo cinematográfico na criação de imagens positivas dos destinos”. 
Devido ao balanço positivo, a sexta edição do Congresso Internacional de Turismo está já garantida, decorrendo na última semana de Novembro de 2012, sendo certo que vai manter o tema “Imagem e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário