O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, que sugeriu que a região se candidatasse ao Livro Guinness dos Recordes por ter a «maior onda do mundo», numa alusão à Praia do Norte, e também a «mais pequena do mundo, a de São Martinho do Porto».
O momento de descontração do autarca aconteceu durante a Convenção Anual da Entidade Regional de Turismo do Oeste, que se realizou na passada quinta-feira, à noite, no Hotel das Termas da Piedade, na Fervença, onde estiveram 140 empresários e a Secretária de Estado do Turismo.
Cecília Meireles, informou que o Governo deverá ter a reorganização da orgânica regional do turismo concluída em 2012.
«A reorganização compreende um esforço de racionalização que implica a diminuição de estruturas, de dirigentes, e de despesas», disse.
A governante não adiantou a fórmula prevista pela Secretaria de Estado para resolver a questão da orgânica regional da promoção das regiões, optando por referir que «o modelo futuro deverá ser discutido e, de preferência, proposto pelas atuais estruturas».
140 hoteleiros e empresários da Região participaram neste encontro promovido pela Entidade Regional de Turismo do Oeste, no hotel das Termas, na quinta-feira à noite, onde uma dezena de empresários aproveitou a presença da governante para apresentar os seus projectos turísticos em desenvolvimento.
António Carneiro, responsável pelo Turismo do Oeste, frisou que apesar da crise, a «região mantém uma forte dinâmica de investimento, o que permitirá ultrapassar os atuais dificuldades».
«A Região está preparada para enfrentar o momento de maiores dificuldades e os empresários já deram sinais nesse sentido, ao apresentarem, aqui, investimentos em curso ou previstos, que não abandonaram, mas a que apenas lhe conferiram novo ritmo devido ao financiamento por parte da banca e à retração do mercado, em que vinha apostando», referiu.
António Carneiro referiu ainda que a localização da região, apesar de não «resolver os problemas, dá mais certezas de que se poderá caminhar com maior tranquilidade» rumo aos próximos anos.
Os investimentos em curso, e os outros entretanto concluídos, poderão atrair novos consumidores à oferta turística da Região, conforme explicou Armando Rocha, representante de uma empresa de consultadoria.
Segundo esta empresa, «a classe média asiática será a maior cota de viajantes no mundo e 40% do consumo mundial, pelo que a Região terá aqui uma grande oportunidade», salientou.
Por outro lado, «o aumento da esperança de vida e a venda de experiências, com base na procura» são as duas outras grandes oportunidades do sector, tendo este responsável salientado a importância das redes de amigos, presentes nas redes sociais, que, cada vez mais, irão condicionar as escolhas e os gostos, pois ao partilharem as suas opiniões sobre determinado produto à sua rede de contactos, estão a certificar o que consumiram.
Sobre o momento atual, de dificuldades, Armando Rocha, disse que «a tolerância para a incerteza é uma grande fonte de competência do sector».
A onda da Praia do Norte, que Garrett McNamara surfou na Praia do Norte, com cerca de 30 metros, acabou por ser um dos assuntos da Convenção Anual da Entidade Regional de Turismo do Oeste. A notícia, colocada no youtube pela equipa de comunicação que acompanha Garrett McNamara, correu mundo, passou pelas principais cadeias televisivas mundiais e a proeza do havaiano, assim como a força das ondas do mar da Nazaré, são já apontados como um exemplo da força das redes sociais na informação sobre produtos e regiões de turismo.
Jorge Barroso, presidente da Câmara da Nazaré, afirmou que «a notoriedade trazida à Nazaré por McNamara, que surfou uma onda de 27,5 metros de altura, foi bastante positiva para o município».
Para o autarca, este facto «prova a importância do investimento que a Câmara Municipal está a efetuar na Praia do Norte, com a construção de um Centro de Alto Rendimento de Surf».
Sem comentários:
Enviar um comentário