A empresa GL que trouxe as refeições prontas para o mercado português fez uma parceria com a Frubaça, de Alcobaça, e criou a marca Sonatural.
Ainda era um menino que vestia calções quando, depois das aulas, ajudava o pai na empresa responsável pelo abastecimento de matérias-primas na indústria portuguesa. O mercado mudou e Douglas Gilman cresceu com olho para o negócio: introduziu os iogurtes contra o colesterol em Portugal, as refeições prontas e as sanduíches à venda em lojas de conveniência e postos de abastecimento de combustível. Paralelamente, numa parceria com uma empresa de Alcobaça, criou a marca Sonatural recentemente reconhecida em Inglaterra.
De passo acelerado e entre telefonemas em francês e inglês, Douglas Gilman - português mas descendente de família britânica - confessa que está sempre a pensar em produtos novos. Começou a carreira profissional na empresa do pai (criada em 1942), mas chegou a sair por três anos para trabalhar numa multinacional. "Fui responsável pela instalação das primeiras lojas de conveniência em Portugal", conta. Mal sabia que, anos depois, esses seriam os seus principais clientes. Douglas regressou à empresa do pai, mas a entrada de Portugal na Comunidade Económica Europeia tinha posto um ponto final a uma série de indústrias. "Decidimos apostar nos produtos acabados."
Começa por importar um iogurte líquido suíço para doenças cardiovasculares, depois introduz o primeiro iogurte contra o colesterol no mercado. Depressa aprende a lição: uma empresa não pode ter apenas um produto e um cliente. Olha à volta e decide comprar uma fábrica de sanduíches em Loures, para abastecer lojas de conveniência e postos de combustível. A procura foi tanta que, mais tarde, acabou por comprar um fábrica na Azambuja, para onde mudou os funcionários e a produção em Abril deste ano. O investimento rondou os 1,2 milhões de euros.
A vender sanduíches e comida pronta para cadeias como o Ikea, e cada vez mais procurado no estrangeiro, Douglas investiu agora num "sistema de congelação que permite viajar mais de 500 quilómetros com os produtos". A ideia "é ter refeições prontas de qualidade e conseguir exportar para cada vez mais longe. É na exportação que podemos encontrar uma solução para a crise".
Na exportação e nas parcerias. Há quatro anos o empresário juntou-se à Frubaça, em Alcobaça, e criou a marca Sonatural. Enquanto a Frubaça dispõe de uma tecnologia de ponta que permite fazer sumos 100% naturais através de uma técnica de hiperpressão a frio (que mata os microorganismos da fruta sem ser a altas temperaturas, como na pasteurização), a empresa de Douglas dá a marca ao produto e algumas ideias inovadoras. Destaque para a fruta à colher. "Fizemos um preparado de fruta com bocadinhos de maçã porque clientes de uma companhia aérea queixaram-se que só a fruta desfeita era demasiado infantil."
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