sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Grupo Auchan planta árvores junto ao Parque D. Carlos I

Cinquenta árvores, de várias espécies, vão ser plantadas nas Caldas da Rainha no âmbito de uma campanha do grupo Auchan inserida na comemoração do 50º aniversário desta multinacional.
Com o tema “50 anos, 50 árvores”, o “Green Day” desta empresa teve lugar a 16 de Novembro, em simultâneo nas várias localidades onde o grupo Auchan tem lojas, nos 12 países onde está presente.
O “Green Day” cumpre os objectivos da campanha das Nações Unidas intitulada “Por um bilião de árvores”, que visa sensibilizar as gerações mais jovens para a preservação da natureza, com vista à celebração do Ano Internacional das Florestas.
João Silva, responsável da loja Pão de Açúcar (que pertence ao grupo Auchan) das Caldas, salientou que a empresa para a qual trabalha tem “uma grande preocupação ambiental“.
Nas Caldas da Rainha o dia foi assinalado com a plantação de 16 cerejeiras ao longo da rua Dr. Manuel Freire da Câmara, em frente ao Vivaci, onde fica a loja Pão de Açúcar. “São árvores que florescem na primavera e, se se adaptarem bem, vamos ter aqui um corredor muito bonito“, comentou Paula Almeida, engenheira florestal da Câmara das Caldas.
As restantes 34 árvores oferecidas pelo Auchan serão plantadas no espaço verde junto à piscina municipal
O vice-presidente da Câmara, Tinta Ferreira, elogiou o envolvimento das empresas em acções relacionadas com o embelezamento da cidade. “Se a sociedade civil, no seu todo, se envolver nas coisas que são necessárias, contribui para que a Câmara Municipal não canalize tantos recursos para certas coisas e possa canalizar para outras que são mais necessárias, principalmente num momento em que do ponto de vista social o papel das câmaras é cada vez mais relevante“, afirmou o autarca.
Tinta Ferreira deixou o apelo a todas as entidades e pessoas que possam colaborar para uma cidade melhor, referindo que a autarquia não tem meios para poder estar em todo o lado no que concerne à limpeza.
Segundo o autarca, a autarquia reconhece que o sector da limpeza precisa de um reforço em termos de recursos humanos. Recentemente foram admitidos cinco funcionários e está prevista a contracção de mais quatro pessoas para este sector. “Queremos ter mais uma brigada de limpeza, para chegar a mais pontos da cidade“, disse.
Plano das mil árvores ficou aquém das expectativas Em 2009 foi lançado pela autarquia o plano “1000 Árvores por Ano”, que tem como objectivo a plantação de mil árvores ou arbustos no concelho, mas os resultados ficaram aquém das expectativas. “Não temos tido procura suficiente para as mil árvores que disponibilizamos por ano“, comentou Tinta Ferreira. Nos últimos dois anos só foram adquiridas entre 200 e 300 árvores, em vez das mil que estavam previstas.
Segundo foi anunciado na altura, a ideia era proporcionar também aos munícipes a possibilidade de plantarem árvores e plantas que são disponibilizadas pela Câmara.
Tinta Ferreira referiu ainda que todos os anos no Dia da Árvore têm entregue às juntas de freguesias várias árvores para serem distribuídas pelas escolas do concelho para poderem ser plantadas.
Apesar disso, a verdade é que foi necessário o grupo Auchan disponibilizar estas árvores para que fossem substituídas as que tinham sido plantadas na rua doutor Manuel Freire da Câmara, que estavam, na sua maioria, já danificadas. “Ajudaram-nos a resolver um problema e nós agradecemos por isso“, disse, sem explicar porque é que não foi a própria autarquia a fazer anteriormente essa substituição. “Agora já está resolvido“, concluiu, deixando também um apelo para que não haja vandalismo nas árvores recém-plantadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário