As Termas da Piedade, em Alcobaça, receberam a Convenção Anual da Entidade Regional de Turismo do Oeste, onde a secretária de Estado do Turismo, Cecília Meireles, informou que o Governo deverá ter a reorganização da orgânica regional do turismo concluída em 2012.
“A reorganização compreende um esforço de racionalização que implica a diminuição de estruturas, de dirigentes, e de despesas”, disse.
A governante não adiantou a fórmula prevista pela Secretaria de Estado para resolver a questão da orgânica regional da promoção das regiões, optando por referir que “o modelo futuro deverá ser discutido e, de preferência, proposto pelas actuais estruturas”.
140 hoteleiros e empresários da Região participaram neste encontro promovido na quinta-feira à noite, onde uma dezena de empresários aproveitou a presença da governante para apresentar os seus projectos turísticos em desenvolvimento.
António Carneiro, responsável pela Turismo do Oeste, frisou que apesar da crise, a “região mantém uma forte dinâmica de investimento, o que permitirá ultrapassar as actuais dificuldades”.
“A Região está preparada para enfrentar o momento de maiores dificuldades e os empresários já deram sinais nesse sentido, ao apresentarem, aqui, investimentos em curso ou previstos, que não abandonaram, mas a que apenas lhe conferiram novo ritmo devido ao financiamento por parte da banca e à retracção do mercado, em que vinha apostando”, referiu.
António Carneiro referiu ainda que a localização da região, apesar de não “resolver os problemas, dá mais certezas de que se poderá caminhar com maior tranquilidade” rumo aos próximos anos.
Os investimentos em curso, e os outros entretanto concluídos, poderão atrair novos consumidores à oferta turística da Região, conforme explicou Armando Rocha, representante de uma empresa de consultadoria.
Segundo esta empresa, “a classe média asiática será a maior cota de viajantes no mundo e 40% do consumo mundial, pelo que a Região terá aqui uma grande oportunidade”, salientou.
Por outro lado, “o aumento da esperança de vida e a venda de experiências, com base na procura” são as duas outras grandes oportunidades do sector, tendo este responsável salientado a importância das redes de amigos, presentes nas redes sociais, que, cada vez mais, irão condicionar as escolhas e os gostos, pois ao partilharem as suas opiniões sobre determinado produto à sua rede de contactos, estão a certificar o que consumiram.
Sobre o momento actual, de dificuldades, Armando Rocha disse que “a tolerância para a incerteza é uma grande fonte de competência do sector”.
Nas intervenções políticas, a noite ficou marcada por um momento de descontracção oferecido pelo presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, que sugeriu que a região se candidatasse ao livro Guinness dos Recordes por ter a “maior onda do mundo”, numa alusão à Praia do Norte, e também a “mais pequena do mundo, a de São Martinho do Porto”.
Jorge Barroso, presidente da Câmara da Nazaré, afirmou que “a notoriedade trazida à Nazaré por McNamara, que surfou uma onda de 27,5 metros de altura, foi bastante positiva para o município”.
Para o autarca, este facto “prova a importância do investimento que a Câmara Municipal está a efectuar na Praia do Norte, com a construção de um Centro de Alto Rendimento de Surf”.
Sem comentários:
Enviar um comentário