segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Leiria - IC36 já abriu ao tráfego automóvel


A abertura ao tráfego do lanço do IC 36 (A8), que integra a Subconcessão Litoral Oeste, teve lugar no dia 16 de Novembro, às 18 horas. O lanço do IC 36, que agora entra em funcionamento, tem uma extensão de 6,6 km e desenvolve-se a sul da cidade de Leiria, entre o Nó do IC 2 / IC 36 e o Nó de Pousos, passando pelo Nó de Cortes e apresenta-se como uma importante ligação da A8 à A1, oferecendo aos utentes uma alternativa nas ligações ao norte e sul do País. A Subconcessão do Litoral Oeste foi adjudicada à AELO – Auto-estradas do Litoral Oeste em Janeiro de 2009.

   O sublanço da A8 terá os seguintes valores de taxas de portagem:
Sublanço                           Taxas de Portagem c/Iva a 23%

                                          Classe 1   Classe 2   Classe 3   Classe 4

Nó A8/A19 - Nó de Cortes  0,25        0,45            0,60              0,65
Nó de Cortes                        0,25         0,45            0,60              0,65
 - Nó de Pousos 

   Salienta-se que a circulação neste lanço está sujeita a um regime de cobrança de portagem com recurso ao sistema exclusivamente electrónico, sem possibilidade de pagamento manual no local, sendo este apenas possível em regime de pós-pagamento.

   Assim, para poderem circular neste novo troço, os utilizadores devem possuir ou adquirir um dispositivo electrónico nas lojas da Via Verde ou nos balcões do CTT, ou proceder ao pagamento voluntário da taxa de portagem dirigindo-se aos balcões dos CTT e da rede Payshop, no prazo de cinco dias úteis, contados a partir do segundo dia após a passagem, bastando para isso indicar o número da sua matrícula.

   Os veículos de matrícula estrangeira que circulem nesta via estão igualmente obrigados ao pagamento de portagem, podendo optar pela aquisição de títulos Pré-pagos com validade limitada temporalmente, ou comprar ou alugar um dispositivo electrónico no qual é possível fazer pré-carregamento ou optar pelo débito directo na conta bancária. Recorda-se que para os veículos de matrícula estrangeira não está disponível a modalidade pós-pagamento.

   Para informações detalhadas sobre formas de aquisição e modalidades de pagamento disponíveis, consulte as páginas das entidades de cobrança http://portagens.ctt.pt e www.viaverde.pt.

   Mais informações e esclarecimentos sobre o sistema de portagens eletrónicas, estão disponíveis no portal de tráfego da Estradas de Portugal, em http://www.estradas.pt/portagensfaq ou através do telefone 707 500 501.

   Sobre a EP:
A EP – Estradas de Portugal, S.A., é uma sociedade anónima de capitais públicos que tem como missão a prestação, em regime de serviço público, do financiamento, conservação, exploração, requalificação e alargamento das vias que integram a Rede Rodoviária Nacional e ainda a concepção, projecto, construção, financiamento, conservação, exploração, requalificação e alargamento das vias que se integram no desenvolvimento e expansão desta Rede.

Sem comentários:

Enviar um comentário