terça-feira, 22 de novembro de 2011

Novembro é o mês do mar em Peniche

A Câmara de Peniche assinala durante o mês de Novembro o Mês do Mar, com uma série de eventos culturais distribuídos por vários espaços da cidade. 
No salão nobre da Fortaleza de Peniche encontra-se exposta a mostra de fotografia “Raízes de Mar”, da autoria de Bárbara Marques e Eduardo Pereira Antunes. Esta é a primeira apresentação de um projecto mais amplo que consiste em fotografar a pesca em Peniche, entendida pelos seus autores como actividade económica, mas também na sua vertente social e cultural.  Os fotógrafos pretendem, com este projecto, elaborar um retrato amplo e vasto da influência da pesca na vida e nas vidas da cidade de Peniche.
A sala de exposições do edifício cultural da Câmara de Peniche acolhe, até 31 de Dezembro, a exposição de fotografia “Para além do surf”, da autoria de Ricardo Bravo.
Encontra-se patente ao público até dia 29 de Janeiro, na sala do governador, na Fortaleza de Peniche, a exposição “Eu e o Mar: Profissões Tradicionais de Peniche”.
Na mostra são apresentados seis ofícios tradicionais de Peniche através de seis histórias de vida de antigos e actuais profissionais ligados ao mar.
Através de histórias contadas na primeira pessoa, de árvores genealógicas e de fotografias e objectos escolhidos pelos próprios, procura-se mostrar os saberes e património ligados a estes ofícios.
A visita a todas estas exposições é gratuita.
No dia 30 de Novembro, pelas 21h30, será exibido no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, o documentário “Berlenga – A ilha do Farol”, da autoria de Paulo César Fajardo.
Este documentário procura caracterizar a ilha da Berlenga através da voz das pessoas que lá estão e das que lá vão.

Sem comentários:

Enviar um comentário