quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Feira de Karting

Vai decorrer nos dias 3 e 4 de Dezembro a segunda edição da KARTexpo, no KIRO – Kartódromo do Oeste, no Bombarral. Tal como na edição anterior, vão estar presentes várias entidades ligadas ao karting, quer de competição, quer de lazer que irão expor material (karts, peças, equipamentos) para venda e apresentar novidades para 2012.
Para além de mostra de material, irá também haver test-drives para quem estiver indeciso sobre o material que quer adquirir. Confirmadas estão já as principais marcas/representações de chassis e motores.
O KIRO alugará karts a preços reduzidos para quem quiser aventurar-se pela primeira vez numa pista de karting. A novidade para este ano será uma prova de Free Style, de karts de caixa, a disputar durante a pausa de almoço no domingo.

Feira da Esperança e da Solidariedade

Numa altura de grande dificuldade para muitas famílias, o Município do Bombarral apela uma vez mais à solidariedade de todos os bombarralenses convidando-os a dar o seu contributo, para ajudar quem mais precisa.
O objectivo final deste apelo é a Feira da Esperança e da Solidariedade que a autarquia irá organizar no dia 8 de Dezembro, evento onde se procederá à entrega gratuita de bens e produtos de primeira necessidade a famílias economicamente desfavorecidas.
Também aberto à comunidade em geral, o evento vai decorrer entre as 11 e as 18 horas, no Pavilhão Municipal do Bombarral.
A recolha dos bens e produtos vai decorrer até ao 4 de Dezembro, podendo a população dar o seu contributo entregando produtos alimentares, vestuário, calçado, brinquedos, livros, entre outros artigos.
Poderão ser entregues nas Juntas de Freguesia do concelho, no Largo Fernão do Pó, na localidade do Pó, na Santa Casa da Misericórdia, na Creche e no Centro de Idosos do Centro Social e Paroquial, na Loja de Solidariedade da Associação Ligar à Vida, na sede do Agrupamento de Escuteiros e na Associação Juvenil Salvator Mundi.

V Congresso Internacional de Turismo com balanço positivo

A comissão organizadora do V Congresso Internacional de Turismo, que decorreu de 23 a 25 de Novembro, em Peniche, realizou ontem um balanço positivo do evento, considerando que ele vai contribuir para fortalecer o papel do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) nas redes internacionais de investigação em turismo. A continuidade do evento está já assegurada. 
“O Instituto Politécnico de Leiria (IPL) viu com este Congresso reforçada a sua participação nas redes internacionais de investigação em turismo, potenciando a alta qualificação do seu corpo docente na área, e contribuindo para um melhor conhecimento deste fenómeno social e económico que é o turismo”, afirma Paulo Almeida, professor do IPL e responsável pela comissão organizadora do evento.
O congresso, que decorreu na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do IPL, em Peniche, contou com a participação de 10 oradores convidados e mais de 100 comunicações, em representação de 24 países, facto que contribui para reforçar o balanço positivo realizado pela organização. 
“O Congresso Internacional de Turismo tem vindo a afirmar-se no contexto científico internacional, quer em termos da qualidade das comunicações, quer em termos do número de participantes e de países representados”, referiu Paulo Almeida no balanço do evento. 
Em termos de conclusões, o congresso mostrou a importância do planeamento dos destinos turísticos a longo prazo, o que também depende da responsabilidade social, da salvaguarda da capacidade de carga ecológica e da consequente protecção da biodiversidade, de acordo com as intervenções dos professores Graham Miller e Graham Walters. 
Quanto à importância do evento para o país, Paulo Almeida sublinha que “o turismo é a grande indústria de futuro em Portugal, e tem primordial importância para o desenvolvimento social e económico das regiões e das populações, sendo por vezes a grande alavanca para o desenvolvimento de diversas actividades económicas”. 
Mas importante é também a ideia apresentada pelo professor Graham Busby, que apelou à ligação entre indústrias criativas, nomeadamente entre o cinema e o turismo, afirmando que “as organizações de marketing dos destinos estão cada vez mais conscientes da importância do turismo cinematográfico na criação de imagens positivas dos destinos”. 
Devido ao balanço positivo, a sexta edição do Congresso Internacional de Turismo está já garantida, decorrendo na última semana de Novembro de 2012, sendo certo que vai manter o tema “Imagem e Sustentabilidade dos Destinos Turísticos”.

“Mercadinho do Gorjão” de Natal

“Nada se compra, nada se venda, mas tudo se troca”. Este é o lema do “Mercadinho do Gorjão”, que se vai realizar no Bombarral, na manhã de 3 de Dezembro, numa edição especial de Natal.
Organizada pelo Município do Bombarral, a actividade destina-se a crianças até aos 10 anos de idade e tem como principal objectivo promover a troca de livros e brinquedos entre os petizes, incentivando assim a partilha, algo cada vez menos usual na sociedade em que vivemos.
Nesse sentido, o Município desafia a pequenada a levar até ao “Mercadinho do Gorjão” os livros e os brinquedos que se encontram há muito arrecadados nas prateleiras e com os quais já não brincam, pois os mesmos farão com certeza a alegria de outras crianças.
A iniciativa vai realizar-se no Jardim do Palácio Gorjão, entre as 10 e as 13 horas.

Primeiro Encontro Minibasket de Óbidos foi um sucesso

Participaram mais de 70 crianças
Realizou-se na manhã do passado dia 26 o 1º Encontro Minibasket de Óbidos, com mais de 70 crianças participantes e muitos pais a assistir à festa do basquetebol. Organizado em conjunto pelo Gaeirense Basket e SIR Pimpões, teve como objectivo possibilitar o convívio entre crianças de vários clubes e a realização de vários jogos entre diferentes equipas.
Fizeram parte deste 1º Encontro Minibasket de Óbidos as equipas do Gaeirense Basket (Óbidos), SIR Pimpões (Caldas da Rainha), Stella Maris (Peniche) e Escola de Sta. Catarina (Caldas da Rainha). Foram mais de 70 crianças divididas pelos 3 escalões de minibasket, Mini-8, Mini-10 e Mini-12. Para além do convívio entre os mais novos houve também um jogo entre a equipa de Sub-19 dos SIR Pimpões contra um misto de atletas mais velhos do Gaeirense Basket, masculinos e femininos, que começam agora a dar os primeiros passos na modalidade.

Ex-professora da EBI de Santo Onofre lança livro infantil

No passado dia 5, no Cineteatro de S. Pedro, em Alcanena, a Edium Editores lançou o livro infantil “A Estrela Pirilampo – Ser Diferente…”, da autoria de Vânia Figueiredo, professora de Educação Especial, que exerceu funções docentes na EBI de Santo Onofre, nas Caldas da Rainha, no ano lectivo anterior.
Segundo a autora, a história surgiu da necessidade de querer elevar a auto-estima e a autoconfiança de alunos com necessidades educativas especiais. Depois de ter procurado em várias livrarias, resolveu escrever um pequeno texto para utilizar nas aulas de apoio pedagógico personalizado.
Uma aluna, a frequentar o 7º ano na EBI de Santo Onofre, mostrou-se entusiasmada com a história e solicitou à directora de turma que a mesma fosse tratada nas aulas de Área de Projecto, o que viria a acontecer. Entre as actividades desenvolvidas, assinala-se a leitura em turmas do 1º Ciclo. Mais tarde, por insistência de algumas pessoas, o texto foi enviado a várias editoras.
O livro, com ilustrações de Isabel Lobo, narra a história de uma estrela que não é igual às outras. A obra pode ser adquirida no sítio da Edium Editores, através da livraria online Wook e em algumas livrarias do Porto.

“No CERNe da Ciência” no Museu de Cerâmica

Carlos Pires e Cristina Franqueira deram a conferência
A sala do Museu de Cerâmica, nas Caldas da Rainha, foi pequena para acolher as pessoas que, na passada sexta-feira, quiseram saber até onde estão a ser levados os limites do conhecimento científico, através de uma autêntica viagem virtual ao maior laboratório do mundo, o CERN, situado em Genebra, Suíça.
Dos desconcertantes neutrinos ao misterioso bosão de Higgs, os professores Carlos Pires e Cristina Franqueira, da Escola Secundária Raul Proença, contaram a sua inesquecível experiência de formação no famoso CERN, explicando de forma acessível os “segredos” do infinitamente pequeno que poderão ajudar a compreender o infinitamente grande: o Universo, a sua origem e o seu futuro.
Esta actividade foi organizada pelo Clube de Ciência da Escola Secundária Raul Proença, em parceria com o Museu de Cerâmica, inserindo-se na programação oficial da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que decorreu de 21 a 27 de Novembro.

Palestra “A Química através de tudo”

Jorge Calado foi o palestrante
Cerca de 150 pessoas assistiram, no passado dia 23, no CCC das Caldas da Rainha, à palestra “A Química através de tudo”, proferida por Jorge Calado. A sessão, que estava prevista inicialmente para o espaço do Café-Concerto, teve de ser transferida para o Pequeno Auditório devido ao grande número de pessoas presentes.
O professor Jorge Calado fez uma viagem pelo tempo, através da ciência, da história e das artes, contando alguns dos acontecimentos mais significativos do nascimento e da evolução da Química. No final da palestra, houve a tradicional sessão de autógrafos do livro de Jorge Calado, “Haja luz! Uma história da química através de tudo”, recentemente editado e que esteve à venda, esgotando em poucos minutos.
A sessão foi organizada pelo Clube de Ciência da Escola Secundária Raul Proença, em colaboração com a Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e com o apoio do CCC, da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e do Centro de Formação de Professores. Inserindo-se na programação oficial da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, foi também um momento alto das comemorações de 2011-Ano Internacional da Química, em Caldas da Rainha.

Harlem Gospel Choir no CCC

O grupo cantou na abertura da campanha do presidente dos EUA
No dia 9 de Dezembro, pelas 21:30h, o Centro Cultural e Congressos das Caldas da Rainha apresenta no seu Grande Auditório o regresso do verdadeiro Gospel Nova Iorquino.
Harlem Gospel Choir é o mais famoso grupo de gospel da América, facto comprovado pelo currículo que acumulou desde que foi fundado por Allen Bailey em 1986, depois de um momento de inspiração obtido ao assistir a uma cerimónia de homenagem a Martin Luther King, no Cotton Club.
As suas actuações são sempre exuberantes e profundamente sentidas. Aliando-se a esse facto ao reportório interpretado com alma, vivacidade e paixão, e obtém-se um espectáculo de Natal perfeito para toda a família. Foi exactamente essa característica que o presidente Obama teve em conta quando convidou o Harlem Gospel Choir para cantar na abertura da sua campanha. A benção parece ter resultado.
Este grupo já actuou ao lado ou perante alguns dos maiores nomes do planeta: de Nelson Mandela ao Papa João Paulo II, de Paul McCartney a Jimmy Cliff e Diana Ross, entre muitos outros.
A celebração dos 25 anos de carreira conjunta traduz-se num espectáculo de Natal para toda a família.
O preço dos bilhetes varia entre os 20 e os 22 euros, havendo descontos para grupos de cinco pessoas.

Pianista Daniel Bernardes actuou na BlackBox

Ambiente intimista ao piano
O pianista Daniel Bernardes actuou no passado dia 19, na BlackBox do Centro da Juventude das Caldas da Rainha. Foi dentro de um ambiente reservado e intimista que o artista trouxe a palco vários temas do universo jazzistico ao comando de um piano Fender Rhodes.
Actualmente, o músico frequenta a Licenciatura de Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa, onde trabalha com João Paulo Esteves da Silva, Pedro Moreira, João Moreira, entre outros. Apresenta-se em concertos a solo, assim como nas mais diversas formações da música improvisada e do jazz.
Dezembro na BlackBox será em grande, começando já na próxima sexta-feira, com a presença da banda “Catacombe”. No sábado é vez do projecto de rock “O Bisonte”, sendo a abertura garantida pela banda “Moe´s Implosion”.
Os bilhetes custam 3 euros e as portas abrem às 22h30.

Ligação das luzes de Natal nas Caldas no dia 1 de Dezembro

Estão previstos vários momentos de animação
O programa de animação do Natal das Caldas da Rainha terá início no dia 1 de Dezembro, com a ligação das luzes natalícias, a partir das 18h00.
Irão decorrer várias actividades de animação com diversos grupos musicais, que irão percorrer as ruas da cidade.
De acordo com a ACCCRO – Associação Comercial dos Concelhos de Caldas da Rainha e Óbidos, “durante o mês de Dezembro haverá ainda vários animadores que irão distribuir brindes e boa disposição pela cidade e nos dias 3, 10 e 17 de Dezembro os mais jovens poderão dar pequenos passeios de pónei e a cavalo, nas principais ruas”.
O presidente da ACCCRO, João Frade, disse que devido à situação actual do país, a iluminação de Natal deste ano sofre uma redução de 27% em relação ao ano passado e a animação um corte de 45%. “Desta forma, a ACCCRO consegue manter o importante espírito e animação de Natal, fundamental para a actividade comercial nesta quadra, mas não deixando de adequar o orçamento à realidade económica que atravessamos”, adiantou o responsável.
Apesar da grave crise que o país atravessa, a ACCCRO espera que o Natal, em Caldas da Rainha, “produza um volume de negócios específico para esta quadra superior a 4 milhões de Euros”.
O Natal de Caldas da Rainha terá ainda uma vertente solidária, através do apoio que a Associação Comercial e os comerciantes irão dar à Associação Olha-te. Neste sentido, destaque para a Feira do Livro, que irá decorrer entre 1 de Dezembro e 1 de Janeiro, na Rua de Camões, e ainda para a iniciativa Gorro de Natal, que poderá ser encontrada em Caldas da Rainha nos restaurantes Adega Velha, Bowling Caldas, Chumarrão, Maratona, Pachá / Casa Antero, Real Taberna, Restaurante Lisboa, Salão Milénio e Zirita. Nestes restaurantes, quem quiser contribuir com 2 Euros, além de ajudar uma nobre causa, ganha ainda um colorido gorro de Natal.

Duas mulheres distraem funcionária de loja para roubarem roupa infantil

A loja “Um pequeno grande mundo” estima prejuízos de 600 euros
Uma manobra de diversão para distrair a funcionária, foi a forma encontrada por uma mulher grávida e outra mulher que estava acompanhada de uma criança de seis anos, para roubarem peças de roupa infantil, que ascendem a 600 euros, na loja “Um pequeno grande mundo”, na rua Dr. Júlio Lopes, próximo da Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha.
O furto ocorreu ao final da manhã do passado sábado. Eram cerca das 11h30 quando as duas suspeitas entraram no estabelecimento, onde já estavam duas clientes. “A mulher que estava grávida ficou no piso térreo e a outra subiu ao primeiro piso. A grávida fez insistentes perguntas à empregada, sobre preços de armários, e conseguiu dessa forma desviar a atenção, para outra colocar a roupa num saco”, contou ao JORNAL DAS CALDAS Andreia Capataz, a proprietária.
Só passado pouco tempo é que a empregada e a proprietária, que entretanto chegou à loja, se aperceberam do furto, que terá ocorrido no espaço de dois minutos. “Havia cabides vazios e brincos de fantasia espalhados no chão”, relatou.
Foram roubadas roupas de marca para criança do sexo feminino dos 6 aos 8 anos: Um casaco de Inverno, calças de ganga, cinco vestidos, t-shirts e um expositor com 50 pares de brincos de fantasia.
A PSP tomou conta da ocorrência e recolheu a descrição das mulheres, que eram jovens.
Os proprietários da loja chamam a atenção para a necessidade de mais policiamento e passagem dos agentes da PSP pelos estabelecimentos no centro da cidade, apontando ser rara a loja que ainda não tenha sido assaltada.
Há dias o estabelecimento foi também alvo de actos de vandalismo, ao ser partido o rabo encaracolado do gato que é a imagem da loja.

Funcionária de junta de freguesia julgada por peculato

Uma ex-funcionária da Junta de Freguesia de Santa Maria, no concelho de Óbidos, começou hoje a ser julgada no Tribunal das Caldas da Rainha, acusada de peculato e falsificação de documentos.
A arguida é acusada pelo Ministério Público (MP) de ter lesado a Junta de Freguesia de Santa Maria em 5.646 euros através da apropriação indevida de verbas entregues por habitantes para pagamento de facturas e licenças, bem como através da emissão de falsos alvarás.
Os factos remontam a 2007, altura em que a junta de freguesia lançou o programa «aproximação ao cidadão», um serviço em que «em vez de as pessoas se deslocarem à junta para fazerem pagamentos e tratar de documentação, a junta deslocava às localidades uma funcionária para prestar esse serviço», explicou hoje ao tribunal o presidente da junta, Sérgio Félix.
Responsável por aquele serviço de proximidade, a arguida Rita Pires, tinha, segundo a acusação, acesso a documentos dos quais constavam as assinaturas do presidente e secretário da junta, bem como da palavra passe de acesso a uma conta afecta aos pagamentos do programa «aproximação ao cidadão».
«Apercebendo-se da confiança em si depositada» quer pelos elementos do executivo quer pelos cidadãos, a arguida terá, segundo a acusação, digitalizado as assinaturas dos dois elementos da junta e emitido falsos alvarás relativos à compra de talhões no cemitério da freguesia, recebendo dos compradores a quantia de 850 euros, e emitindo falsos recibos.
De acordo com as dez testemunhas de acusação, ouvidas hoje pelo tribunal, a arguida ter-se-á ainda apropriado de valores entregues, sobretudo por idosos da freguesia, para pagamento de facturas de água, electricidade, telefone e serviços de televisão por cabo.
As reclamações efectuadas na Junta de Freguesia por idosos que, depois de terem pago à arguida o valor das facturas, recebiam em casa carta de aviso de corte do serviço por falta de pagamento, levaram à descoberta do desvio de verbas que veio a dar origem ao processo.
Em causa estão ainda a emissão de licenças de caça, canídeos e de aves aquáticas cujos valores cobrados nunca terão sido entregues na Câmara de Óbidos e cujos valores terão sido posteriormente pagos pela junta de freguesia.
Além do pagamento dos 5.646 euros em que se considera lesada, a autarquia avançou com um pedido de indemnização cível de três mil euros à ex-funcionária (que rescindiu o contrato em Fevereiro de 2008, quando foram conhecidos os factos), alegando que os fregueses terão perdido a confiança no serviço de proximidade.
O tribunal marcou para 13 de Dezembro a audição de mais uma testemunha de acusação e as alegações finais.
O julgamento decorre sem a presença da arguida que justificou a ausência na audiência com um atestado médico.

Alcobaça: Abusador de menor proibido de se aproximar de vítima

Um homem de 36 anos foi detido, em Leiria, por presumível autoria material de um crime de abuso sexual de menor dependente, na zona de Alcobaça.

O detido foi sujeito a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de obrigação de afastamento da menor e de apresentações bissemanais às autoridades.

Julgado por matar e arrancar orelha à vítima

O Tribunal de Torres Vedras começou a julgar esta terça-feira o alegado homicida de um outro homem, a que lhe terá arrancado a orelha e desferido várias facadas em Dezembro de 2010, abandonando depois o corpo da vítima.

Na acusação do Ministério Público, lida hoje em tribunal, o arguido, de 31 anos, é acusado dos crimes de homicídio qualificado, profanação de cadáver e detenção de arma proibida.  
O caso remonta a Dezembro de 2010, quando o agricultor, de nacionalidade estrangeira, "puxou de uma faca e desferiu facadas na cabeça, pescoço e abdómen até degolar" a vítima. O alegado homicida "cortou também a orelha direita do ofendido", refere a acusação.  
Na origem do crime terão estado desavenças entre ambos duas semanas antes, envolvendo-se em agressões físicas. Na altura, a vítima terá ameaçado o alegado agressor de que lhe "cortaria as orelhas" se se envolvesse com a namorada.  
Aproveitando o facto de ambos estarem numa festa de aniversário e de a vítima se encontrar alcoolizada, o arguido ofereceu-se para lhe dar boleia para casa de bicicleta, vindo a concretizar o crime.  
O agricultor viria a ser detido em Abril deste ano pela Polícia Judiciária, tendo ficado em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Lisboa a aguardar julgamento.  
Em tribunal, o arguido prescindiu de prestar declarações.   
Depois de prescindir de várias testemunhas e de ter ouvido outras quatro, uma das quais disse ter visto os dois de bicicleta na noite antes de o cadáver ter sido descoberto e outra que afirmou que o arguido lhe tinha confessado a intenção de cortar a orelha à vítima, o Ministério Público (MP) veio a concluir, nas alegações finais, que "foi feita prova dos factos".  
A magistrada do MP qualificou de "selvática a forma como a pessoa foi assassinada" e concluiu que a vítima foi mutilada porque "estava viva quando lhe foi arrancada a orelha".  
O colectivo de juízes agendou para 6 de Dezembro a leitura do acórdão.

Vigília de Oração pelas Ordenações Diaconais em Óbidos

Vigília vicarial na igreja paroquial de S. Pedro
“É necessário que Ele cresça e eu diminua”. Foi apoiado na leitura segundo S. João, que o seminarista David Palatino lançou o tema da vigília de oração pelas ordenações diaconais realizada em Óbidos no passado dia 5.
Iniciada a Semana dos Seminários e integrado no programa de preparação pelas Ordenações Diaconais, foi celebrada uma Eucaristia presidida pelo padre Filipe Santos, Director Espiritual do Seminário S. José de Caparide em Lisboa, na Igreja Santa Maria de Óbidos, que contou com forte participação de crianças da catequese da comunidade interparoquial de Óbidos e Serra d’El Rei, e alguns seminaristas que deixaram o seu testemunho de preparação para o ministério sacerdotal.
À noite, a vigília vicarial juntou jovens e paroquianos dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, e algumas comunidades de Lisboa, na igreja paroquial de S. Pedro, em oração pelos seminaristas que vão ser ordenados diáconos no próximo dia 27 pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo no Mosteiro dos Jerónimos.
David Palatino, um dos tês jovens da Diocese de Lisboa, é natural do Bairro Senhora da Luz, concelho de Óbidos, e prepara-se para receber o primeiro grau do Sacramento da Ordem, que visa o serviço da caridade e da proclamação da Palavra de Deus. A celebração proporcionou a visualização de um vídeo com o historial fotográfico do seminarista David Palatino, cânticos de louvor e adoração ao Santíssimo Sacramento. Os presentes foram convidados a recolher um pequeno papel com o nome de um dos seminaristas, para assumir a responsabilidade de rezar por ele e de acompanhar a sua caminhada vocacional.
O seminarista David Palatino no seu testemunho salientou a importância da vivência no seminário que adquiriu nos últimos anos, como forma de resposta do seu ‘sim’, “preparando o meu coração para a missão”, a fim de “beber do cálice do Senhor e me consagrar todo a Ele”. O jovem afirma que este dom confiado por Deus é fruto da “gratuidade e pura obra do Senhor”, presente aos “homens através dos meus gestos e palavras”. “O Senhor configura o meu ser e a Sua missão, e eu torno-me Sua propriedade”, relevou David Palatino.
O seu ‘sim’ definitivo à vida de Deus, é uma “entrega por amor” aos cristãos, e através do “Evangelho pregado em palavras e obras”, pretende transformar a vida de cada pessoa.

13 mil peças de roupa para distribuir por famílias mais carenciadas

Cerca de 13 mil peças de roupa vão ser distribuídas pelas famílias mais carenciadas do concelho de Óbidos e às instituições Abraço, Casa do Gil e Associação a Minha Casa, do Olho Marinho, Óbidos, no âmbito do projecto “Cordão comVida”, dinamizado pelo JVG – Jovens voluntários de Gaeiras, e apoiado pelo Município de Óbidos e pela Junta de Freguesia de Gaeiras.
Em Agosto, o JVG assinalou o seu 1.º ano de existência com um programa inovador e diversificado. Por meio de uma campanha e por diversas entidades locais e nacionais públicas e privadas, este Grupo de Jovens estendeu pelas ruas da freguesia de Gaeiras um cordão com cerca de 6 quilómetros de comprimento, convidando toda a população a ali colocar peças de vestuário destinadas a instituições e pessoas carenciadas.
Numa primeira fase, as peças de roupa serão entregues às instituições Abraço, Casa do Gil e Associação a Minha Casa. Durante os meses de Novembro e Dezembro haverá, por parte das famílias mais carenciadas do concelho de Óbidos, uma recolha nas Juntas de Freguesia do concelho. As próximas serão a 27 de Novembro, das 9h00 às 13h00, no Vau, e das 14h00 às 18h00, no Sobral da Lagoa, e no 3 de Dezembro em A-dos-Negros, das 09h00 às 13h00) e na Amoreira das 14h00 às 18h00.

Vamos ajudar a salvar a Lagoa

Até 4 de Dezembro está patente uma exposição de quadros sobre a Lagoa de Óbidos, no Inatel e Escola de Vela na Foz do Arelho.
Nesse dia realiza-se um passeio pedestre na ciclovia da Lagoa de Óbidos, com partida e chegada do Inatel. A distância é de oito quilómetros, com duração aproximada de duas horas.
A partida será às 10 horas. Basta comparecer no local da partida.
No dia 11 de Dezembro tem lugar um almoço e o debate “ Lagoa de Óbidos. O Presente e o Futuro”. O custo do almoço é 10 euros e as inscrições podem ser feitas até dia 8 pelo tlm. 910759963.
Trata-se uma organização do Grupo de Caminheiros das Caldas da Rainha e Restaurante “ A Praceta”.

Desde 1968 que Alenquer celebra facto inédito no país Presépio de Portugal inaugura a 1 de Dezembro

Desde 1968 que Alenquer celebra facto inédito no país<br>
Presépio de Portugal inaugura a 1 de DezembroÉ já na próxima 5ª feira, 1 de Dezembro, que Alenquer inaugura o seu presépio. A iniciativa, inédita e que remonta a 1968, tornou conhecida a localidade de Alenquer como Presépio de Portugal, muito devido à sua disposição na encosta das figuras bíblicas dos Anjos, do Deus Menino, da Virgem, de São José e dos Reis Magos.

O presépio de figuras monumentais – a maior com cerca de seis metros e a mais pequena com metro e meio de altura – foi concebido, segundo o seu autor, o pintor Álvaro Duarte de Almeida, de acordo com a figuração da pintura portuguesa dos séculos XVI e XVII.

Esta tradição nasceu há 43 anos como um renascer da desolação provocada pelas cheias de Novembro de 1967. Desde então o município é reconhecido em todo o país pelo seu presépio. 

No dia 1 de Dezembro, pelas 17h00, ouvir-se-ão as canções ao Menino do grupo de cantares “Os Alentejanos da Damaia” e serão ligadas as luzes que incidirão sobre o presépio e iluminarão as figuras e a encosta.

NAER investiu mais de 40 milhões a estudar construção do aeroporto na Ota

A NAER gastou mais de 40 milhões de euros a estudar a construção do Novo Aeroporto de Lisboa (NAL) na Ota, Alenquer, uma localização que viria a ser abandonada, indica um relatório do Tribunal de Contas (TC) hoje divulgado.
De acordo com uma auditoria à sustentabilidade de empresas de capitais públicos do TC, "até 31 de dezembro de 2007, a NAER já tinha despendido cerca de 40,738 milhões de euros em estudos e outros custos empresariais".
Em 2008, o Governo alterou a localização do futuro aeroporto de Lisboa da Ota para Alcochete.

Carros e motos clássicos na Feira de Automobilia


Evento em Peniche
Numa organização da Associação Comercial de Peniche, vai decorrer a Feira de Automobilia, a realizar na Escola Secundária de Peniche nos dias 26 e 27 de Novembro, entre as 10.00 e as 22.00 horas.
Trata-se de apresentar automóveis e motos clássicos que disputam provas clássicas no País, clubes mono marca, stands de peças, miniaturas, enfim, toda a panóplia de artigos que constituem o universo dos coleccionadores clássicos de Portugal.
A entrada custa um euro.

Inscrições para Primeira Mostra de Artesanato de Peniche

Vai realizar-se em Peniche, de 16 a 23 de Dezembro, a 1ª Mostra de Artesanato de Peniche, na Associação de Educação Física, Cultural e Recreativa Penichense.
Neste evento, para além de exposição e venda de trabalhos, estão estipulados workshops diários com temas diversificados. Também haverá momentos de animação.
Para além da participação de artesãos de Peniche, também há participações de artesãos de outras localidades.
As inscrições para este evento serão até dia 30 de Novembro, através do tlm. 965 427 407.

Sensibilização para a segurança de idosos

Acção para ajudar a prevenir e evitar situações de risco
O Destacamento Territorial de Alenquer da GNR prossegue, no concelho do Cadaval, com o programa de acções gratuitas de sensibilização “Apoio 65 – Idosos em segurança”, que visa transmitir, à população sénior, conselhos úteis para a segurança de pessoas e bens.
A primeira acção de 2011 da iniciativa realizou-se a 8 de Novembro na Junta de Freguesia do Cercal, tendo envolvido a presença de cerca de três dezenas de participantes.
A próxima acontece dia 25 de Novembro, pelas 14h30, na Junta de Freguesia do Painho, seguindo-se a sessão da Junta de Freguesia da Vermelha, dia 28 de Novembro, pelas 15h00. Dia 29 de Novembro, pelas 10h00, será a vez da Freguesia do Peral acolher uma das acções, a ter lugar na Associação de Apoio Cultural e Recreio do Peral. Marcada para dia 9 de Dezembro, pelas 14h30, está, por seu turno, a acção na Junta de Freguesia do Cadaval, havendo ainda datas por agendar por parte de algumas autarquias locais.
O programa “Apoio 65 – Idosos em segurança” é uma iniciativa do Ministério da Administração Interna que tem como objectivos garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas, promover o conhecimento do trabalho da GNR e da PSP junto desta população e ajudar a prevenir e a evitar situações de risco.

Refeitório social na Rua da Praça de Touros

Voluntários prestam ajuda
Funciona há oito dias o primeiro refeitório social das Caldas da Rainha e pode receber até 30 pessoas de cada vez, mas também pode ser usado como refeitório take away. Intitulado “GAP – Geração que Ama o Próximo”, o refeitório social é uma iniciativa da Igreja Nova Aliança, que funciona na Rua da Praça de Touros, servindo refeições entre as 12 e as 14 horas, de segunda a sexta e ao fim de semana é fornecido um cabaz.
Esta estrutura foi pensada há cerca de um ano, mas só agora foi implementada num espaço da Igreja Nova Aliança, mas não tem qualquer carácter nesse sentido, até porque os voluntários pertencem a diversas congregações religiosas.
“A Igreja Nova Aliança tem uma IPSS, o Centro Social da Associação Nova Aliança, e Caldas da Rainha é delegação. Isto não é um projecto religioso, apesar de estarmos em instalações de uma igreja evangélica, mas é um projecto social. A nossa equipa, de 28 voluntários, é mista, porque tem pessoas da nossa comunidade evangélica, mas também voluntários de outras convicções”, disse Carmo Oliveira, uma das três mentoras do projecto.
A ideia resulta de uma oferta do Banco Alimentar, comemorando-se um ano em Dezembro, quando a comunidade da Igreja Nova Aliança participou na recolha de alimentos, revelou Emília Isidro.
As voluntárias afirmaram que “as pessoas necessitavam de comer e não tinham onde”, indicando que têm contacto com famílias carenciadas e trabalham com a acção social da Câmara que encaminha as pessoas.
“As pessoas iam ter ao Banco Alimentar para pedir ajuda e não havia nada. O Banco Alimentar não entrega comida a ninguém, distribui pelas associações e instituições”, disse Carmo Oliveira.
Confrontada com o facto da Associação Volta a Casa fazer, noutros moldes, a distribuição de alimentação a pessoas, as voluntárias descrevem que não querem substituí-la, até porque a população alvo e objectivos finais é outra.
“As nossas portas estão abertas e nós estimamos o trabalho que a outra associação está a fazer. De modo algum queremos atropelar o trabalho dela. Tomara até que houvesse mais instituições a fazer este trabalho. Assim poderíamos dividir a cidade em zonas. Este refeitório é mais do que entregar uma sopa. Nós trabalhamos com a rede social das Caldas da Rainha, onde estão as Conferências, a Segurança Social, a Cruz Vermelha e a Câmara, com quem tivemos várias reuniões. Nós aqui, porque temos contactos com empresas que dão formação profissional, queremos saber qual é a necessidade do utente para o poder reencaminhar e inserir na sociedade. Esse é o nosso grande objectivo”, sustentou Carmo Oliveira.
“Nós temos um regulamento dos deveres e direitos do utente para que haja regras e para que as coisas funcionem da melhor forma. Não vamos excluir ninguém que aqui venha”.
Interrogada como vão receber e seleccionar as pessoas, garantiu que não negam sopa a ninguém, mas a partir de um determinado número “é necessário fazer um rastreio”. “Estamos em contacto com as Vicentinas e com a Segurança Social e há cruzamento de dados. Virão aqui pessoas encaminhadas por eles. As pessoas vêm recomendadas, para não estarmos isolados. Se trabalharmos em conjunto iremos mais longe do que estarmos isolados. Não excluímos ninguém, mas vamos tentar que essa pessoa seja integrada. Vamos apostar na formação pessoal e profissional de cada utente. Isso vai melhorar a autoconfiança e autonomia”, disse Cristina Fernandes.
O refeitório social vai entregar sopa, sandes, fruta e iogurte apenas durante o almoço, mas tem ainda a possibilidade dos utentes levarem comida para casa, para estarem em família.
A capacidade é de 30 lugares sentados. Já o projecto de ajuda take-away tem capacidade para o número que seja necessário.
O objectivo futuro do projecto é realizar protocolos com os restaurantes locais no sentido de “doarem as sobras diárias para que possamos dar às pessoas o jantar para levar para casa”.
As primeiras refeições são confecionadas com bens alimentares fornecidos pelo Banco Alimentar e por voluntários da igreja, que contribuem com a doação de alimentos e com o trabalho voluntário.
O projecto está a ser apoiado por cerca de 200 membros da igreja, que já forneceram frigoríficos, louças e alimentos e a direcção pretende agora angariar patrocínios de empresas e firmar parcerias com entidades como a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste.