sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

OverPrint nasce da sinergia entre três empresas sediadas no Parque Tecnológico

Ricardo Cardoso, António Mateus, Ricardo Vieira, Pedro Maia e Miguel Silva, responsáveis da empresa recém-criada
Overprint é uma técnica de artes gráficas, mas na incubadora do Parque Tecnológico de Óbidos é também nome de uma empresa, criada em inícios de Outubro, que se dedica à gestão de produção gráfica.
Nascida da sinergia de três empresas também sediadas na incubadora (Bichinho do Conto, Effectivity e Impact Wave) esta empresa pode oferecer uma panóplia variada de serviços, que vão desde a consultoria e marketing estratégico, ao design gráfico e web design.
Uma empresa que esteja a iniciar a actividade ou que queira melhorar o seu funcionamento assente numa estratégia para obter mais resultados, pode contactar a Overprint para a ajudar. Os clientes poderão usufruir de um acompanhamento próximo em todo o processo, desde aconselhamento ao nível do design e dos materiais a utilizar, consulta ao mercado de forma a obter a melhor relação qualidade-preço e acompanhamento da produção e entrega ao cliente.
Constituída por cinco sócios – Ricardo Vieira (Effectivity), Ricardo Cardoso (Impact Wave), Pedro Maia (Bichinho do Conto), António Mateus e Miguel Silva – a nova empresa teve um investimento inicial de 20,5 mil euros.
De acordo com Ricardo Vieira, o Parque Tecnológico é um parceiro muito importante para o funcionamento das empresas pela “dinâmica que exigem a eles próprios e perpassa para as empresas que cá estão. Eles dinamizam a incubadora trazendo empresários, investidores e pessoas com outras experiências”, refere, acrescentando que foi em busca destas sinergias que recentemente se instalou no ABC, deixando as antigas instalações, nas Caldas da Rainha.
A opinião é partilhada por Ricardo Cardoso, responsável pela Impact Wave, sediada no Convento de S. Miguel há mais de um ano, que destaca o esforço feito pela equipa que gere o Parque ao nível das sinergias criadas, promoção das empresas e sua valorização perante as entidades externas.
“As pessoas não conseguem imaginar uma dinâmica destas fora dos grandes centros urbanos, mas a verdade é que ela existe”, refere Ricardo Cardoso, adiantando que as sinergias entre eles começaram a surgir muito antes de pensarem em criar esta empresa comum.
“O facto de estarmos próximos fisicamente e também ao nível dos conteúdos que produzimos, como a produção de animação, levaram a que a Impact Wave e o Bichinho do Conto estabelecessem sinergias”,exemplificou.
Mas foi a partir do encontro do BNI, uma rede de networking internacional de negócios, que decorreu nas Caldas no início do ano, que estes empresários estabeleceram uma maior ligação. “Houve a “cola” que fez com que começássemos a trabalhar mais em conjunto, assente na própria filosofia que o BNI nos impõe de dar para receber”, lembra Ricardo Cardoso.
Com clientes a nível nacional e também internacional, Pedro Maia destaca que o facto de estarem em Óbidos também é importante pois tornou-se um “nome apelativo e uma marca muito interessante”.
Actualmente trabalham os cinco sócios na Overprint, mas tendo em conta as perspectivas criadas por este primeiro mês de actividade, pensam criar mais dois postos de trabalho em 2012.
Os jovens empreendedores recusam ainda a ideia de que o mercado está estagnado devido à crise. “O mercado não está difícil, está mais exigente”, refere Ricardo Vieira, adiantando que este continua a ser “muito apetecível para quem fez as coisas bem, tem boas ideias e arrisca”.

Sem comentários:

Enviar um comentário