quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Feira dos Pinhões realiza-se no Cadaval

Feira dos Pinhões realiza-se no Cadaval
Realiza-se esta quinta-feira, dia 8 de Dezembro, no Campo da Feira do Cadaval, a tradicional Feira dos Pinhões, também conhecida por Feira de N. Sra. da Conceição, a qual constitui, ainda, um evento ímpar no Cadaval, pelo elevado número de visitantes e feirantes que acorre à vila por esta ocasião.
Tendo em conta o dia de feriado em que sempre se realizou, a Feira dos Pinhões é também por muitos apelidada de Feira de N. Sra. da Conceição ou ainda de Feira de 8 de Dezembro.
A sua origem perde-se no tempo e ficou mais conhecida por “Feira dos Pinhões” devido à quantidade de pinhoeiras que acorriam ao Cadaval, nesta altura do ano, para vender o muito apreciado pinhão e demais frutos secos, sobretudo em ocasiões festivas como o Natal.
Estas vendedoras, com seus trajes típicos e sentadas em pequenos bancos, davam cor e alegria à vila e particularmente à feira, vendendo pinhões por medida ou em fiadas de variados tamanhos.
A Feira dos Pinhões trazia, às principais artérias da vila do Cadaval, grande quantidade de população das diversas freguesias locais, dos concelhos limítrofes e de pontos mais distantes.
Diversas eram as mercadorias à venda nesta feira, noutros tempos: quinquilharias diversas, utensílios de lavoura, louças de barro e outros utensílios de cozinha, brinquedos, vestuário e calçado, sempre à medida das posses dos compradores menos abonados. Ao mesmo tempo, no centro da vila, realizava-se uma feira de gado muito concorrida, que constituiu uma parte muito importante da Feira dos Pinhões.
Muito antiga e típica, esta feira constitui ainda um acontecimento ímpar na vila do Cadaval, seja pela quantidade de visitantes e de feirantes que continua a atrair, seja pela diversidade de artigos que continua a trazer ao concelho, actualmente ao Campo da Feira do Cadaval, no arranque da época natalícia.
Uma óptima sugestão para o seu feriado...

Sem comentários:

Enviar um comentário