sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

GNR distinguida pela caça à ETA

O tenente-general Newton Parreira, comandante-geral da GNR, foi distinguido com a mais alta condecoração atribuída, em vida, pela Guardia Civil espanhola. Um prémio que reconhece a estreita colaboração da força de segurança portuguesa com a do país vizinho, em especial no combate contra o terrorismo da ETA, que culminou com a detenção de dois elementos etarras e o desmantelamento da base de Óbidos, durante o ano passado.

Pela "estreita colaboração e os grandes laços" existentes entre as duas forças de segurança, Newton Parreira recebeu, deste modo, anteontem, no Colégio de Guardas ‘Duque de Ahumada’, em Valdemoro, Madrid, a Cruz de Prata da Ordem do Mérito do Corpo da Guardia Civil.
A medalha foi entregue por Francisco Javier Velázquez, o director-geral da Guardia Civil, que propôs ao Ministério do Interior espanhol a atribuição daquela distinção.
"Tenho a consciência de que, com esta condecoração, o reino de Espanha distingue publicamente a colaboração permanente que a GNR proporcionou às forças de segurança espanholas e, em particular, à Guardia Civil, tanto no dia-a-dia, combatendo a criminalidade transnacional, como na luta contra o terrorismo e a ETA", disse Newton Parreira.
Depois, o tenente-general terminou o seu discurso realçando que esta "prestigiosa distinção é um motivo de grande orgulho para toda a GNR e para o seu comandante--geral", saudando, no fim, os seus congéneres das forças de segurança de Itália e França, que foram igualmente condecorados pela Guardia Civil na luta contra o terrorismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário