O secretário de Estado do Ensino visitou o Complexo Escolar dos Arcos e apontou a autonomia das escolas como o caminho a seguir
Com o novo governo agora da mesma cor política da autarquia obidense o autarca recebeu um sinal de confiança por parte da tutela. Numa visita ao Complexo Escolar dos Arcos, realizada no passado dia 29 de Novembro, o secretário de Estado do Ensino e Administração Escolar, João Casanova de Almeida, apontou que o Ministério da Educação agora governado por Nuno Crato é defensor da autonomia das escolas.
“Não temos uma pré-concepção de que a administração central deve, de uma forma muito reguladora, definir tudo aquilo que em termos de concepção educativa deve ser implementada em cada escola” , afirmou o secretário de Estado. “Devemos é definir as políticas educativas, fiscalizar o seu cumprimento, mas caminhar para a autonomia das escolas”, disse.
Quanto ao Complexo Escolar dos Arcos, o governante garante ter ficado impressionado com “uma escola pensada, que tem preocupações com as populações que serve e é exactamente assim que nós queremos relacionar-nos com o poder local”.
Para João Casanova de Almeida, é o poder local que melhor conhece as populações e a melhor forma de as servir. Por isso, “compete ao Ministério da Educação facilitar essa relação com as populações que serve na definição das políticas que conduzam a uma maior proximidade entre a educação que se pretende para a nossa população e aquela que é usufruída pelos alunos em cada um dos municípios”.
No final da visita, o secretário de Estado deixou a garantia de que a possibilidade do projecto educativo municipal de Óbidos avançar “será ponderada, efectivamente”. Um sinal de abertura que deixou o presidente da autarquia de Óbidos, Telmo Faria, “muito satisfeito”.
“Não basta fazermos boas escolas do ponto de vista da arquitectura escolar, criar bom ambiente, ter condições para os alunos estudarem, é preciso ainda ir mais longe”, voltou a defender o autarca. E agora que o Governo começou a mostrar-se interessado em que “outros actores façam mais pela educação em Portugal”, Telmo Faria diz que o município de Óbidos não pode deixar de mostrar a sua disponibilidade.
De acordo com o autarca, “esta autarquia anda há dez anos a preparar equipas para poderem dar um contributo na educação”. No final de uma reunião com João Casanova de Almeida, que durou cerca de duas horas, Telmo Faria disse ter “muita esperança e muita confiança de que o governo criará as condições objectivas para que isso aconteça logo que possível”.
Sem comentários:
Enviar um comentário