segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Câmara da Nazaré quer apoios para equipar embarcações de pesca

A defesa da actividade piscatória continua a ser uma das preocupações da Câmara da Nazaré
A autarquia nazarena vai pedir à ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, que apoie a dotação de embarcações de pesca com sistemas de localização por GPS, os rádio-baliza. No pedido, aprovado recentemente em reunião de executivo camarário, é pedido à governante que“sejam facultados aos pequenos e médios empresários da pesca local e costeira dois rádio-baliza, um para colocar na embarcação de pesca e outro para a balsa”.
O que se pretende é que as embarcações disponham de meios que permitam a sua localização imediata caso estas enfrentem dificuldades no mar. Na missiva, a autarquia nazarena alerta que muitas das embarcações em causa “trabalham em zonas perigosas sem os respectivos meios de salvamento e socorro”.
“Propomos que estes equipamentos sejam fortemente suportados por fundos públicos”
, lê-se no documento, que realça as dificuldades financeiras da comunidade piscatória.
Quotas de pesca aumentadas
As negociações das pescas que decorreram em Bruxelas no final da passada semana vão permitir um aumento nas quotas de algumas espécies para 2012. Um resultado que a ministra da tutela, Assunção Cristas, já afirmou ser “muito positivo”.
O aumento regista-se na captura de areeiro, biqueirão, pescada, tamboril, verdinho e bacalhau. Este último foi destacado por Assunção Cristas, dado que a quota subiu 240 toneladas, cerca de 4%, “dentro de um quadro de pesca sustentável e respeitando todos os pareceres científicos”.
Mas nem tudo são boas notícias para os pescadores portugueses. Apesar dos aumentos, há espécies onde as quotas diminuíram. É o caso da captura de carapau em águas espanholas, lagostim, raia, cantarilho, palmeta, abrótea e espadarte. Diminuições que não preocupam a ministra, que referiu que estes“são casos com pouca expressão em Portugal e em que, normalmente, não cumprimos sequer a rota que nos está adstrita e que, portanto, não nos preocupam”.
A reunião entre os ministros das pescas da União Europeia durou cerca de 16 horas. No final, Assunção Cristas salientou que “as primeiras propostas da Comissão apontavam para uma redução global de 11%” nas quotas de pesca, e que os resultados alcançados por Portugal reflectem “o poder de negociação do nosso país ao nível técnico e também ao nível político”.
A governante salientou ainda que “os dados científicos mostram que podemos ter uma pesca sustentável, que podemos pescar mais e, ainda assim, respeitar a sustentabilidade das espécies”.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Apartamentos alvo de furtos nas Caldas

Três apartamentos no centro da cidade das Caldas da Rainha foram assaltados e os prejuízos rondam os cinco mil euros em objectos em ouro, cobre e jóias.
A PSP divulgou dados sobre o assalto após interpelação do JORNAL das CALDAS, justificando a ausência de informação para “não provocar alarmismo” e por estes assaltos e outros que têm acontecido em diversas residências na cidade das Caldas se encontrarem em “segredo de investigação”.
O assalto aos três apartamentos de um prédio de quatro andares, perto da Avenida 1º de Maio, terá acontecido entre as 21 horas do dia 7 de Dezembro e as 13 horas do dia 9 de Dezembro.
Segundo a PSP, os meliantes arrombaram as portas dos apartamentos e subtraíram artigos em ouro, jóias, colares, libras, brilhantes e um pequeno cofre em cobre.
Segundo uma das lesadas, o furto ronda “cerca de cinco mil euros”, relatando que a família e os restantes residentes do prédio aproveitaram o feriado para se ausentarem e quando regressaram depararam-se com um cenário que não esperavam.
“As portas estavam arrombadas e remexeram em tudo. É um sentimento enorme de insegurança. Como não há notícia de assaltos nas Caldas, nunca pensei que houvesse, mas depois de falar com algumas pessoas apercebi-me que há mais assaltos em casas nas Caldas do que aqueles que são divulgados. Assim não estamos descansados”, desabafou ao JORNAL das CALDAS um dos lesados.
Estão a ser avisadas ourivesarias e casas de venda de ouro para os artigos que foram roubados, na esperança de serem recuperados alguns objectos.

Aprovado orçamento municipal de 57 MEuro, abaixo de 2011

A Assembleia Municipal de Torres Vedras aprovou na noite de quarta-feira o orçamento da Câmara para 2012, com 57 milhões de euros previstos, menos três milhões do que em 2011 devido à contenção orçamental.
O orçamento foi aprovado pelo PS, com os votos contra do PSD e as abstenções da CDU, do CDS-PP e de três juntas de freguesias.
O presidente da Câmara, Carlos Miguel (PS), disse tratar-se de um "orçamento austero", com a previsão de quebra de receita e, por consequência, de despesa.

Montrarte - Montras com Arte em Torres Vedras

Montrarte - Montras com Arte em Torres Vedras
Montrarte é um projecto que nasceu para tornar o centro histórico da cidade de Torres Vedras num centro de criatividade onde, até ao próximo sábado, dia 24, se poderá conhecer a intervenção de artistas em montras de 22 estabelecimentos do comércio tradicional. 


Vote na sua montra de eleição. O seu voto deverá ser colocado no Edificio Paços do Concelho, de segunda a sábado, das 09h30 às 19h00, até dia 23. 

Numa época que se quer "mágica", pretende-se criar uma ligação estética entre o trabalho dos artistas e a valorização dos produtos comercializados, bem como atrair o olhar dos visitantes. 

Esta é a aposta da Montrarte, uma organização da Cooperativa de Comunicação e Cultura - Centro de Cultura Contemporânea, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e da ACIRO.

Artistas plásticos, designers, fotógrafos e arquitectos vão tentar chamar a atenção do público e os melhores trabalhos de intervenção nas montras serão distinguidos por um júri e pelo público. 

Os vencedores deste concurso serão conhecidos no próximo sábado, dia 24.

Projeto de requalificação da entrada de Óbidos em consulta pública

O projeto de requalificação que vai transformar uma das entradas da vilade Óbidos na Praça da Criatividade vai estar em consulta pública até 4 dejaneiro de 2012, divulgou a câmara.
“A população dispõe de 15 dias (entre 21 de dezembro e 4 de janeiro de 2012) para formalizar a sua participação no projeto”, informa a câmara no edital que determina a abertura da consulta pública do Projeto Urbano da Praça da Criatividade.
O projeto visa a requalificação da entrada nascente da vila, onde se situam o antigo quartel dos bombeiros, uma bomba de gasolina e os antigos celeiros da EPAC.
A intervenção vai incidir na transformação dos antigos celeiros da EPAC num “armazém das ideias” que passará a albergar atividades culturais e de apoio às indústrias criativas da região.
A requalificação transformará os celeiros – que durante décadas albergaram as oficinas municipais – em dois espaços multiusos, com capacidade para mais de 400 pessoas.
A obra vai respeitar a traça original dos edifícios onde serão feitas adaptações acústicas ao nível das coberturas e acrescentadas novas tecnologias de iluminação.

Grupos Corais levaram espírito de Natal a Santa Catarina

Foram entoados temas de Natal num concerto assistido por mais de cem pessoas
A igreja paroquial de Santa Catarina acolheu no passado sábado, dia 17 de Novembro, um concerto de Natal que juntou quatro grupos corais e envolveu mais de uma centena de pessoas.
Organizado pelo grupo Coral da Paróquia de Santa Catarina, o espectáculo contou ainda com o Grupo Coral São Miguel do Juncal, o Grupo Coral da Universidade Sénior de Alcobaça e o Grupo Coral Infantil da Paróquia de Santa Catarina. Num fim de tarde frio, o espectáculo foi animado, não só com o encanto dos pequenos cantores, mas também com o a junção dos três grupos de adultos, que mostraram “um trabalho que tinha vindo a ser desenvolvido ao longo dos últimos meses, com ensaios os quais se realizaram em diversos locais”, explicam os responsáveis pelo grupo anfitrião.
A direcção dos adultos ficou a cargo do maestro Bruno Santos e coube a Helena Justino dirigir a formação infantil. A música de Natal deu o mote a mais de uma hora de concerto.
Além deste concerto, o Grupo Coral da Paróquia de Santa Catarina tem participado em vários encontros de grupos paroquiais. A 10 de Dezembro a formação foi actuar a Évora de Alcobaça e no passado dia 18 deslocou-se ao Juncal. “Esperamos continuar a trabalhar para levar até toda a população um trabalho cada vez melhor”, garantem os responsáveis do grupo.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Orçamento e Plano de Investimentos aprovados

A Assembleia Municipal da Nazaré aprovou ontem, terça-feira, por maioria, o Plano Plurianual de Investimentos, o Plano de Actividades Municipais e o Orçamento da Receita e da Despesa da Câmara Municipal para 2012, entre outros documentos.  
O orçamento, de 40,8 milhões de euros (que representa uma redução de cerca de 3,7 milhões de euros face ao anterior), espelha várias mudanças comparativamente aos anteriores. Além da redução do valor, apresenta uma redução do número de projectos em plano e, consequentemente, uma previsão mais próxima da realidade esperada nas finanças do Município e do País.
 
“Reflecte as grandes opções do Plano para 2012, que é uma maior aproximação à realidade, equilibrando a despesa e a receita, retirando do Plano as obras concluídas e as que, embora consideradas importantes, aguardam aprovação de apoios financeiros para possibilitar a sua execução”, explicou Jorge Barroso, presidente do Município da Nazaré.
 
Segundo o autarca, as obras inscritas no Plano são as que se encontram em curso, mais o Centro Escolar e o Pavilhão, ambos na freguesia de Famalicão, obras fundamentais e complementares da área do conhecimento, acrescentando que “a acção social, o desporto e a cultura serão das principais dotações previstas para 2012”.
 
Apesar da quebra nas principais receitas, relacionadas com o investimento imobiliário e com as Transferências do Estado, no âmbito dos sucessivos PEC’s, tendência que se vem verificando desde 2008, “as contas da Câmara da Nazaré apresentam, no 3º trimestre de 2011, melhorias significativas relativamente a igual período do ano passado”, referiu Jorge Barroso.

Bombeiros da Nazaré temem que situação financeira deixe associação sem direcção

A situação financeira dos bombeiros da Nazaré, que têm um défice de 11 mil euros, está a afastar eventuais candidatos à direção, refere a atual equipa diretiva que teme que se crie um vazio diretivo a partir de fevereiro.
A associação tem 17 trabalhadores no quadro e 23 mil euros de despesas mensais (foto: http://www.bombeiros-portugal.net)
“Já houve um processo eleitoral em que não apareceu nenhuma lista a sufrágio e corremos o risco de a situação se repetir nas próximas eleições que irão acontecer a 15 de fevereiro”, disse à Lusa Adriano Jorge, presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros da Nazaré.
Adriano Jorge termina o mandato de dois anos no final de dezembro e anunciou já que não pretende recandidatar-se ao cargo, embora tenha aceitado “um pedido do presidente da assembleia geral, para que a direção se mantenha em funções até ao novo ato eleitoral”.
A ausência de listas concorrentes à direção está a preocupar os responsáveis pelos bombeiros que temem que tal se deva “aos enormes constrangimentos financeiros” da associação que, nos meses de setembro e outubro, acumulou “um défice superior a 11 mil euros”.
Em causa está, segundo Adriano Jorge, “um défice cada vez maior de transporte do doentes com credencial da ARS [Administração Regional de Saúde]”, que no caso da Nazaré se traduziu “num decréscimo de mais de 60 por cento”.
Ao contrário dos tempos em que “chegava ao quartel de manhã e já tinham saído as dez ambulâncias de transporte de doentes”, atualmente, “ficam lá praticamente todas paradas” já que “a maioria dos utentes se quer recorrer ao nosso transporte tem que o pagar do seu bolso”, explica.
A preocupação com a situação da associação levou, na terça-feira à noite, à aprovação de uma moção proposta pelo PS, na Assembleia Municipal, sugerindo que seja revisto o subsídio de 10 mil euros atribuído pela câmara aquela corporação.
A verba, aprovada pelo executivo municipal no passado mês de novembro, foi, segundo Adriano Jorge, “o único apoio da autarquia durante estes dois anos de mandato”.
O presidente da câmara, Jorge Barroso, não se mostrou disponível para aumentar a verba a transferir para os bombeiros, sustentando que “todas as instituições atravessam um momento difícil e todas terão, de uma forma ou outra, que fazer uma adaptação à situação atual”.
Com 17 trabalhadores no quadro e despesas mensais na ordem dos 23 mil euros, a associação não tem, por enquanto, ordenados em atraso, mas a direção teme que “se não houver um aumento substancial dos apoios a situação possa vir a agravar-se bastante”, já que, reforça, “este subsídio da câmara é insuficiente e não resolve os problemas”.

Contenção chega à festa da passagem de ano da Nazaré

Menos música e menos fogo-de-artifício para a noite da passagem de ano é o resultado da austeridade aplicada a um dos maiores eventos da Nazaré: a festa de passagem do ano.
As alterações para este ano, segundo o presidente da Câmara, Jorge Barroso, traduzem-se “numa redução drástica no fogo-de-artifício”.
“Não tem lógica estarmos a queimar dinheiro”, frisou o autarca, referindo-se à duração do fogo durante a noite da passagem de ano.
A redução estende-se também à música. Desaparece o palco que era colocado ao fundo da Avenida Vieira Guimarães, e o palco mais a sul volta para junto do Centro Cultural, mas para o areal.
Mantêm-se os palcos da Praça Sousa Oliveira, do areal frente à Praça Manuel Arriaga, e no Largo Nossa Senhora da Nazaré, no Sítio.
No global, entre fogo-de-artifício, música e protecção civil, policiamento e saúde, a autarquia espera gastar entre 60 e 70 mil euros.
“Espero que fique muito mais na terra que aquilo que a autarquia vai gastar”, disse Jorge Barroso ao REGIÃO DE LEIRIA, referindo-se às receitas da indústria hoteleira e restauração.
Outra das fontes de receita é também o alojamento local, que nos dias da festa chega a esgotar as casas para alugar, a preços considerados elevados.
A Protecção Civil reuniu-se no final da semana passada e delineou a estratégia a adoptar em matéria de segurança, acessibilidades, trânsito e saúde. Além da PSP, GNR, Capitania, Centro de Saúde e Bombeiros da Nazaré, também a Cruz Vermelha participa nas operações de segurança através da montagem de uma tenda para prestar primeiros socorros.

Bolo Rei de Maçã de Alcobaça

Um bolo diferente
O Bolo Rei de Maçã de Alcobaça, da empresa Atelier do Doce, em Alcobaça, é uma das delícias constantes do
projecto de promoção do consumo deste fruto, desenvolvido pela associação representativa do sector.
Segundo a APMA – Associação de Produtores de Maçã de Alcobaça, “é um verdadeiro exemplo a seguir e com uma produção de cerca de três mil bolos fará certamente a delícia de todos os que nesta época natalícia tiverem a oportunidade de o saborear”.
“Trata-se de um desenvolvimento totalmente inovador, onde a maçã de Alcobaça ocupa o lugar de quase todos os ingredientes habituais, apresentando-se como uma alternativa de sabores e composição de extrema qualidade e diferenciação”, refere.
O está disponível em vários pontos do País e em Alcobaça é mais fácil de encontrar na pastelaria Saraiva, local onde se realizaram os primeiros testes de grande sucesso e satisfação dos consumidores.

“Presépios e Registos” em exposição no Museu Municipal do Bombarral

“Presépios e Registos” em exposição no Museu Municipal do Bombarral
Até ao próximo dia 8 de Janeiro, o Museu Municipal do Bombarral acolhe a exposição “Presépios e Registos”, a qual reúne peças da colecção particular de Maria Claudino. 


A mostra foi inaugurada no passado sábado, dia 17, com a presença da coleccionadora, do Presidente da Câmara Municipal do Bombarral, José Manuel Vieira, entre outros convidados.

Na sua intervenção, o edil agradeceu a disponibilidade de Maria Claudino “em partilhar connosco mais um momento cultural, colocando à nossa disposição a sua colecção de presépios e registos”.

O autarca aproveitou ainda o momento para convidar a população a visitar a exposição, que “sendo pequena em espaço, é muito grande em qualidade, quer pelos registos elaborados pelo marido de Maria Claudino, quer pela magnífica colecção de presépios”.

Por sua vez, Maria Claudino deixou uma palavra de agradecimento a toda a equipa do Museu Municipal pelo seu apoio na montagem da exposição e mostrou-se satisfeita por poder realizar mais uma exposição naquele espaço.

Seguidamente, teve lugar uma visita guiada à exposição, tendo Maria Claudino falado mais em pormenor sobre alguns dos registos expostos, os quais foram elaborados pelo seu marido, bem como acerca de alguns presépios mais peculiares.

De referir uma vez mais que a exposição vai estar patente no Museu Municipal do Bombarral até dia 8 de Janeiro, podendo ser visitada de terça a domingo, entre as 10h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00.

Festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia das Caldas


Utentes, seus familiares, amigos e convidados assistiram ao espectáculo
Foi com muita animação e alegria que decorreu a tradicional festa de Natal da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha com actuações de todas as respostas sociais. O evento, que teve lugar no passado dia 11, na sede da instituição, este ano foi organizado por Sara Pereira, de 19 anos, uma jovem do internato feminino que é finalista do curso de Animador Sociocultural na Escola Técnica e Empresarial do Oeste (ETEO). Para a sua Prova de Aptidão Profissional (PAP), Sara Pereira decidiu organizar o festejo de Natal, levando ao evento uma animação diferente do que é habitual.
Além da actuação dos utentes de todas as valências da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, a organizadora preparou temas musicais com as cantoras convidadas, Elsa Camacho, Andreia Mendes e Andreia Silva. Os funcionários também formaram um coro com canções natalícias. Foi ainda apresentado o auto de Natal.
Juntaram-se à festa outros alunos do curso de Animador Sociocultural da ETEO, que animaram o evento com os bombos e uma peça de teatro. Sara Pereira, que também foi a apresentadora do espectáculo de Natal, fez um balanço positivo da sua participação na organização da festa.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, Lalanda Ribeiro, elogiou o trabalho de Sara Pereira, revelando que “nesta época é sempre agradável proporcionar uns momentos agradáveis de boa disposição aos nossos utentes”.
A Santa Casa da Misericórdia Caldas da Rainha confirmou o agravamento da crise social que está a afectar o concelho, tendo o provedor revelado que as dificuldades financeiras das famílias são cada vez mais visíveis.
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Lalanda Ribeiro explicou que o número de pessoas que vão à Santa Casa da Misericórdia pedir ajuda em termos de alimentação e roupa aumentou e que alguns dos pedidos até surgem de “famílias que já tiveram bastantes possibilidades”. Este responsável revelou que Misericórdia continua a tentar ajudar a comunidade dando “aquilo que pode”, porque também está com dificuldades em gerir a própria instituição. “As coisas vão aumentando e as verbas vão diminuindo. Temos alguma dificuldade na gestão da casa, vamos fazendo o possível para que ela se vá mantendo, não tão bem como os anos anteriores, mas vamos satisfazendo as necessidades dos utentes”, explicou Lalanda Ribeiro.
Os investimentos também não param. Está ser terminada uma escada exterior de segurança para o último piso e em Março do próximo ano vai arrancar a obra de ampliação das instalações, no valor de 2,250 milhões de euros, sendo a comparticipação de aproximadamente 45%, no projecto da regeneração urbana. Para os 55% restantes, conta a Misericórdia com donativos dos caldenses, da Câmara Municipal, com fundos próprios e com o recurso ao crédito.
As obras vão decorrer num terreno na Rua Vitorino Fróis (estrada da Foz). Contemplam, entre outras, instalações para uma nova lavandaria, instalações para o Lar de Infância e Juventude, que neste momento tem 15 meninas, instalações para o Centro de Acolhimento Temporário de Crianças e Jovens, que também tem 15 crianças, câmaras frigoríficas, garagem, gabinete médico, de enfermagem e enfermaria, espaços para armazenagem, quartos para idosos e ginásio.
O provedor espera que dentro de um ano as obras estejam concluídas, para depois proceder à requalificação da sede da instituição.

EDP investe 5 milhões de euros na área das Caldas

Fernando Pais, responsável pela Direcção de Rede e Clientes Tejo da EDP Distribuição, divulgou o investimento
A EDP vai investir cerca de cinco milhões de euros só na área de Caldas da Rainha, na modernização de infraestruturas.
A revelação foi feita por Fernando Pais Rocha, responsável pela Direcção de Rede e Clientes Tejo da EDP Distribuição, que anunciou ainda a colocação de mais de 300 quilómetros de cabos.
A cidade das Caldas funciona com dois níveis de tensão, o que se traduz num problema para os técnicos. “Uma parte da cidade – uma pequena ilha na zona mais urbana e mais antiga – trabalha em 15 e outra em 30 mil kilovolts. Foi tomada a decisão de acabar com essa ilha e passar tudo para 30. Trata-se de uma decisão estratégica e é um projecto que terá uma execução de dois a três anos, de forma faseada. Começámos em 2011 e aproveitando vamos instalar uma rede nova de cabos, que correspondem a 40 postos de transformação renovados e alguns construídos de novo”, divulgou.
Para o consumidor, “esta renovação traz maior qualidade de serviço e haverá menos falhas de energia”. “Vamos também implementar postos de transformação com equipamento telecomandado. Ou seja, permite fazer a manobra e basculamento das cargas em caso de avaria à distância sem nenhum técnico ir ao local no momento da avaria para que seja reposto o fornecimento de energia”, explicou.
Paralelamente a EDP está a fazer investimentos fora da cidade com a renovação de linhas e reformulação de PT’s, na zona do Casal do Brejo, no Campo, nos Casais da Palhagueira, Casais da Boavista na Serra do Bouro, e nova linha de Turquel até Alfeizerão. Há também intervenção na zona da Osseira. A EDP vai ainda modernizar a zona de Santa Catarina, passando pelo Peso, Mata de Porto Mouro, Trabalhia, Casais da Carrasqueira e Benedita. Será uma linha nova com 8 km para melhorar o fornecimento de energia eléctrica na zona interior do concelho.
Paulo Cristino, chefe de departamento da Área Operacional da Caldas da Rainha, indicou que esta obra foi apresentada à Câmara Municipal das Caldas da Rainha e será feita em duas fases, estando já em curso a primeira, que termina no final deste ano, e a segunda que terminará no início de 2013.
“Vamos reconverter em média tensão e vamos alterar os troços que numa primeira fase correspondem também à pretensão da Câmara Municipal por causa do Plano de Regeneração Urbana. Nós determinámos com a Câmara onde havia a requalificação urbana e nessas zonas antecipámos as nossas intervenções. São cerca de oito quilómetros de valas e 24 quilómetros de cabo numa primeira fase”, disse.
Segundo Paulo Cristino, todas as zonas da regeneração urbana vão receber iluminação pública nova, cuja responsabilidade será da Câmara se as luminárias da EDP não forem escolhidas.
“Sabemos que algumas zonas vão ter leds. Quem escolhe o tipo de mobiliário urbano é a Câmara. A tecnologia led pode ter redução de custos no consumo, mas depois a manutenção pode ficar mais cara e fica à conta do Município, enquanto que a actual fica à nossa responsabilidade”, descreveu.
O investimento da EDP não passa apenas por Caldas, mas por toda a Região Oeste. No ano de 2011, para os 13 concelhos, é de 19,1 milhões de euros, onde os concelhos de Alcobaça, Óbidos e Peniche estão a ter um investimento superior a 1,7 milhões de euros cada, e o concelho de Caldas da Rainha um valor de investimento superior a 2,7 milhões de euros.
Quanto às obras, Paulo Cristino declarou que foi assumido perante a Câmara alguns custos, “porque as valas são abertas e os resíduos são logo transportados e no mesmo dia de abertura de vala é fechada. Nós não podemos eliminar os transtornos e estamos a procurar, junto com o Município, minimizá-los. Acho que isso tem acontecido e tem sido positivo”.
Paulo Cristino assegurou também que não tem pendentes pedidos da Câmara ou das Juntas de Freguesia, para colocação de iluminação pública.
“Nós tomámos iniciativa de termos reuniões com a Câmara e já reunimos mais vezes este ano do que nos últimos tempos. Tem havido uma parceria aberta e franca entre a EDP e a Câmara, na pessoa do senhor vereador Hugo Oliveira. Temos tido reuniões com todas as Juntas de Freguesia e não temos qualquer pedido pendente”, afirmou.

Rituals mudou de instalações

Isabel Freitas, sócia gerente da Rituals
A Rituals, uma marca que conjuga produtos de cuidados para o corpo e para a casa, está agora em novas instalações, na Rua das Montras, n.º 28, no espaço da antiga perfumaria Zinália.
Nas Caldas da Rainha desde Dezembro de 2008, dado o conceito e qualidade dos produtos tem sido uma marca de sucesso e preferência de muitas pessoas.
A inauguração das novas instalações decorreu no dia 26 de Novembro, com a presença de familiares e amigos dos proprietários do espaço. Neste dia inaugural a Rituals aliou-se ao Cais da Praia, que enviou um colaborador que fez uma elaboração de cocktails tendo como base os chás da Rituals que têm uma nova imagem. “Temos uma colecção única de variedades especiais de chá 100% puro e sem aditivos artificiais”, disse Isabel Freitas, sócia gerente, acrescentando que “são muito bons e podem ser bebidos sem açúcar ”.
Segundo esta responsável, os produtos da loja são caracterizados por tês aspectos, que fazem da Rituals um conceito único: “Qualidade, embalagens especiais e funcionais, e fragrâncias surpreendentes”. Isabel Freitas sustentou que o “objectivo é democratizar os produtos ligados ao conceito, que apesar da sua qualidade são acessíveis”, apontando que “os produtos mais caros não excedem os quarenta euros”.
A Rituals nas Caldas da Rainha tem ainda uma vasta gama de maquilhagem. A sócia gerente adiantou que “todo o conceito da marca gira à volta da pessoa se sentir bem no seu dia-a-dia com os pequenos rituais que melhoram a imagem e a auto-estima”. Este espaço tem uma colaboradora, Susana Mendes, que tem várias competências na área da maquilhagem e faz workshops.
Quanto a projectos para o futuro, Isabel Freitas referiu que a Rituals tem “um conceito SPA com tratamentos de relaxamento administrado por massagistas e especialistas de beleza que gostávamos de implementar”.
“Eu cumpri o objectivo de vir para este espaço na Rua das Montras, um espaço emblemático na cidade e gostava que houvesse uma união entre os empresários, comerciantes, senhorios, Associação Comercial e Câmara Municipal no sentido de fomentar esta rua”, salientou, esta responsável, dando a ideia de “fechar a Rua das Montras com uma estrutura de forma a proporcionar mais conforto a quem faz compras”. Revelou ainda a importância das rendas das lojas no centro da cidade baixarem porque “é um disparate o preço que pedem”.
Com esta abertura a Rituals mantém os dois postos de trabalho e na época natalícia tem colaboradoras em part-time.
A Rituals está aberta de segunda a sábado, das 10h00 às 19h00.

Pais Natais Motards apoiam crianças e instituições

Cortejo Motard
O Grupo Motard São Rafael organizou, no passado sábado, pelo quarto ano consecutivo, os “Pais Natais Motard”, que proporcionaram às crianças carenciadas e que estão afastadas da família, um dia diferente.
Segundo a organização, “é com muita satisfação que nos damos conta que este grupo motard já passou há muito a barreira do preconceito e da imagem que muitas vezes é atribuída ao motard de feio, porco e mau. Prova disso foi a aceitabilidade desta nossa iniciativa por parte de muitas pessoas anónimas e empresas que nos ajudaram a concretizar, mais uma vez, este evento tão solidário e nobre”.
Meia centena de centena de motos, dois automóveis e cerca de 70 participantes, entre motards e amigos do clube, percorreram a cidade com as viaturas e participantes devidamente ornamentados.
Esta acção passou por vários locais onde recolheram apoios, como foi o caso do Modelo-Continente, pela Clínica Quadtrinity para a fotografia de grupo, pelo Vivaci, onde foram recolher bens de primeira necessidade. O cortejo continuou pela Rua Heróis da Grande Guerra em forma de agradecimento ao comércio tradicional que também apoiou este evento.
Chegados à Praça 5 de Outubro, os Pais Natais foram, mais uma vez, recebidos por um coro alegre constituído pelas crianças do Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco de Caldas da Rainha que entoavam canções de natal. Posteriormente foi feita a entrega, a elas individualmente e também à instituição, de muitos brinquedos, roupas, material didáctico e bens de primeira necessidade. Na Praça estava o vereador da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, Hugo Oliveira. As crianças e jovens tiveram ainda a prenda da Pizzaria Mr. Pizza, que lhes ofereceu o jantar.
No mesmo dia o Grupo Motard entregou brinquedos, roupas e bens de primeira necessidade ao Centro de Acolhimento Temporário de Crianças em Risco da Nazaré. Os motards percorreram a vila com aplausos de nazarenos e visitantes. Chegados ao Sítio da Nazaré foram recebidos pelos responsáveis da Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, como pelas crianças, cuja alegria e agradecimento serviram de grande recompensa aos “Pais Natais” que ali se deslocaram.
No próximo dia 24 estes motards deslocam-se ao Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Caldas da Rainha e Serviço de Urgência Pediátrica, para “entregar algum amor, carinho e prendinhas, tentando atenuar de alguma forma a dor física e psicológica das crianças ali internadas que irão passar a noite de Natal no Hospital”, disse Paulo Gomes, que apela a quem que pretenda participar que se concentre junto da sede do grupo na Zona Industrial, pelas dez da manhã. No mesmo dia irão deslocar-se à UIDEPP (Unidade de Doentes de Evolução Prolongada de Psiquiatria) do Hospital de Santo André em Andrinos-Leiria, onde vão entregar roupas a adultos para os pacientes aí internados.
Paulo Gomes, presidente do Grupo Motard São Rafael, não deixou de agradecer a todas as instituições que têm colaborado com o grupo, uma vez que a iniciativa dos Pais Natais Motard tem vindo a crescer graças à contribuição de todos. Deste modo agradeceu à Quadrtrinity, ao Centro Comercial Vivaci, ao Modelo-Continente, à Sapataria Bomtom, à Ourivesaria Carlos Bica, à Loja “Little Big”, à Livraria Apolo, às Lojas Túnica, à Ourivesaria Amílcar Neves, à Nova Ideia, à Silver Tentacle e à Pizzaria Mr. Pizza, pela sua participação activa nesta iniciativa, assim como a toda a população do Concelho de Caldas da Rainha que “permitiram que desfrutemos da alegria e gratidão das crianças e instituições que nos têm recebido de braços abertos”.