O trono do Carnaval de Pataias regressa “ao poder” de locais. Dois jovens naturais de Pataias, João Vieira, de 32 anos, e Rita Moleiro, de 19, vão ser os reis, este ano. A COCAPA não conseguiu fechar negócio com uma figura mediática.
O corso sairá à rua da vila à semelhança do que aconteceu em anos anteriores, fazendo do Carnaval de Pataias a maior organização desta festividade no concelho de Alcobaça. Quinze grupos, cada um com os seus temas e fantasias, farão o corso deste ano, cujo mote geral é a banda desenhada.
Em Turquel, o desfile volta a sair à rua no domingo e na terça-feira, este ano sem direito à tolerância por despacho do primeiro-ministro.
Tal como em anos anteriores, também na Benedita, se fará a festa do entrudo, mas de noite. O corso noturno continua a ser promovido pela Associação Beneditense de Cultura e Desporto (ABCD).
Luís Lopes, presidente do clube, espera que as pessoas participem em maior número, principalmente por vivermos em época de crise. «Acho que este ano o carnaval deveria ser de 4 dias, tendo em conta a crise», disse Luís Lopes, manifestando, ao mesmo tempo, que mais pessoas e grupos se juntem à festa. A organização decidiu que se a festa der lucro, metade reverterá para o Centro de Ensino Especial de Alcobaça (CEERIA).
Cumprindo a tradição de sair à rua para festejar o Carnaval, também São Martinho do Porto volta a postar no desfile nocturno, com a animação a sair na nas noites de sábado e de segunda-feira.
Também o Agrupamento de Escuteiros do Vimeiro apresenta mais um desfile de Carnaval que, tal como em edições anteriores, acontecerá apenas no domingo.
Segundo Glória Constantino, «são esperados cerca de 200 foliões num corso que só conhecerá o nome dos reis no dia 19 de Fevereiro».
Nos Rebelos, a Comissão de Festas convidou um imitador do cantor Quim Barreiros, residente na localidade, e a Ti Almerinda, uma personagem criada por Emanuel Moura, para reis do carnaval da localidade.
A exemplo de anos anteriores, o desfile sairá apenas à rua no Domingo, que espera pela participação de grupos oriundos das localidades vizinhas. A organização preparou dois carros alegóricos, mas aponta para um total entre oito a doze veículos no corso.
Já a Maiorga, que também apresenta corso próprio, promete um novo modelo de festejos do carnaval, baseado na tradição da freguesia.
De acordo com Tiago Filipe, «a nova fórmula só não vai alterar o facto dos corsos de domingo e terça-feira não terem nem rei nem rainha de carnaval».
Por seu lado, em Alfeizerão, a Comissão Organizadora, orientada por uma nova direção, garante que tem «tudo praticamente definido para os desfiles», que sairão nos dois dias, domingo e na terça-feira, apesar da falta de dinheiro.
De acordo com Cláudio Neves, «a Comissão dos Amigos do Carnaval de Alfeizerão (CACA) ainda não recebeu os apoios da Câmara Municipal de Alcobaça, referentes a 2011, e ainda herdou várias contas por pagar, deixadas pela anterior direção», compromissos que pretende honrar, apesar das dificuldades.
E em Alcobaça, a organização da festa do Carnaval cabe uma vez mais à Câmara Municipal com a 3.ª edição do Folia & Algazarra, que decorrerá de 16 a 22 de fevereiro, no interior de uma tenda preparada para o efeito, situada na praça frente ao Mosteiro.
Este ano, o tema é Banda Desenhada. O desafio é inspirar os foliões a criarem disfarces baseados em personagens da BD. O concurso de máscaras, subordinado ao tema, irá premiar os melhores fantasiados que passaram pela tenda. As principais noites serão animadas pelos carismáticos “Engenheiros do Samba”.
A festa do Carnaval iniciou-se esta quinta-feira, dia 16, com um baile dedicado a população sénior, mas aberto a todos os foliões. Esta sexta-feira, é a vez de desfilarem os mais pequenos, num cortejo que junta centenas de crianças dos Jardins de Infância e Escolas do 1.º ciclo. À tarde irão festejar os jovens do CEERIA.
Para terminar este Carnaval de 2012, na quarta-feira de cinzas, realizar-se-á o “Enterro do Entrudo”, que mantém grande popularidade e tradição.